Democracia da Honra: Quando é Hora de Destituir a Cidadania Honorária
A atitude de estudantes da cidade alemã de Bad Honnef mostra que o cancelamento da cidadania honorária concedida por uma comunidade pode ter grande significado político.
A escolha de alguém para cidadão honorário de uma cidade é um hábito curioso. Ainda que essa escolha seja feita sob a influência de um fato passageiro e deixe de ter sentido para a população, ela raras vezes é revogada. Para que isto seja feito, é preciso circular petições que atraiam assinaturas de um percentual significativo dos habitantes locais. E isto raras vezes ocorre.
Esse foi o caso da cidade alemã de Bad Honnef, que em 1933 designou Hitler como cidadão honorário. Recentemente os alunos de uma escola secundária local souberam desta escolha durante uma aula de História e resolveram cancelar a honraria. Elaboraram então um documento criticando a posição de extrema direita do ditador, que foi enviado à prefeitura da cidade junto a uma petição para que o título de cidadão honorário fosse revogado. Esta iniciativa tem um significado político importante no mundo atual, em que movimentos de extrema direita pipocam por todo lado.
Na realidade, pelo menos 4 mil cidades alemãs concederam a Hitler o título de cidadão honorário, e nem todas cancelaram esta homenagem. Algumas destas cidades optaram por considerar a nomeação de Hitler automaticamente revogada com a queda do regime nazista, enquanto outras tomaram medidas formais para cassar esta distinção.
A lista de cidadãos honorários escolhidos pelos municípios brasileiros é variada. Uma cidade do interior da Amazônia escolheu Leonardo DiCaprio para este título, devido às suas ações de conscientização e apoio à preservação da mata amazônica. Além dele, constam Papa Francisco, o falecido corredor de F1 Ayrton Senna, a manequim Gisele Bündchen e o ativista Nelson Mandela, entre outros. Contudo há casos de cidades que, como Manaus, tem entre seus cidadãos honorários representantes de partidos políticos com visões absolutamente inconciliáveis tais como o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro. Qual é o sentido disto, senão obter vantagens políticas à época da concessão desta honraria?
A iniciativa dos estudantes de Bad Honnef nos mostra que a exclusão de cidadãos honorários que já não contribuem para o fortalecimento da identidade de uma comunidade pode ter tanta importância política e cultural quanto a designação de novos candidatos ao título.
Voltar